Disciplinas

Estudar a Bíblia e as matérias auxiliares à sua compreensão e entendimento é fundamental para quem deseja melhor servir ao SENHOR JESUS, na sua obra. Já nos primórdios do cristianismo, no primeiro século, o apóstolo afirmava “procura apresentar-te a DEUS aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2:15).

Aconselhamento Cristão I e II

Aconselhar é ajudar, orientar alguém na solução de problemas, e dar opiniões. Aconselhamento, todavia, não consiste em determinar o que a pessoa deve fazer, nem tão pouco torná-la dependente. Aconselhar é transmitir paz, esperança. A razão da vinda de Jesus a terra foi dar-nos vida em abundancia e toda sua plenitude. Jesus tinha dois alvos para os indivíduos: Vida abundante na terra e vida eterna no céu. O Conselheiro, que é um seguidor de Jesus Cristo, tem o mesmo alvo.

Base Bíblica de Missões

Desenvolvemos este conteúdo com o intuito de ajudar aqueles que desejam um compromisso mais sério com a obra missionária, de forma prática e exemplos reais irá lhe ajudar a ter uma dimensão maior deste mundo que tanto nos fascina. Você irá conhecer desde o chamado bíblico de Abraão até seu próprio chamado, como missionário intercessor ou efetivo no campo, todos nós recebemos este chamado: o de evangelizar o mundo para Glória d’Ele. Historicidade e ações práticas irão permear nosso curso dando indicações diretas como criar um conselho missionário, ou enviar um obreiro para campo, conhecer agências e instituições de ensino com enfoque missionário. Além de oração, sustento e envio ao campo.

Doutrina Bíblica I e II

O nosso principal interesse é manifestar o propósito, a metodologia e a aplicação da doutrina bíblica visando gerar maturidade e entendimento de conteúdos aprofundados da teologia propriamente dita. Entendemos que a teologia não deve ser abordada apenas como conteúdo ministerial, e sim como parte integrante de nossa vida. Assim torná-la aplicável do ponto de vista do ministro em seu exercício ministerial.

Ética Cristã

A nossa proposta é levar o estudante à uma reflexão dos valores morais e éticos e, a partir deles, procurar viver dentro dos parâmetros deixados por Jesus, além de, buscando relacionamentos interpessoais saudáveis na sociedade e na Igreja. Assim, refletindo sobre Ética cristã, podemos pensar na parábola do semeador e sobre o significado de semear. Os grãos estão por toda parte; basta que saibamos procurá-los e cultivá-los.

Hermenêutica

Caminharemos através do estudo dos princípios da hermenêutica, ajudar todos a compreenderem e aplicarem melhor os ensinos da Bíblia. Estes princípios são baseados nas “normas de linguagem” que governaram a comunicação por escrita nos tempos bíblicos. Nossa intenção é de conhecer melhor o vocabulário, a gramática e os princípios da hermenêutica bíblica que governaram os autores das Sagradas Escrituras. Alcançando este objetivo, vamos compreender e saber viver cada vez melhor a vontade de Deus. O Senhor permitindo, assim viveremos de forma cada vez mais unida, pois é assim que Deus quer que todos seus filhos vivam.

História do Cristianismo

O ponto de observação é contemplamos toda paisagem: 2000 anos de história. A vida, as lutas, as vitórias e o legado daqueles que nos precederam. E obter, em perspectiva, uma visão panorâmica geral, identificando na história bíblica e eclesiástica, os principais fatos e acontecimentos, aqueles que pontuaram épocas.

Homilética

Ciência que estuda os princípios fundamentais do discurso em público, aplicados na proclamação do evangelho, da Palavra e Deus, em outras palavras, é a arte de pregar. O pregador é, sobretudo, um pescador de homens e não de livros e idéias. O conhecimento da homilética não dispensa, a inspiração e a unção do Senhor e sem este poder vindo o Espírito Santo de Deus, o pregador jamais alcançará o objetivo de Deus plenamente.

Introdução Bíblica

Temos em nossas mãos por bondade e graça de Deus o livro da vida. A Bíblia! Que revela a essência e os atributos de Deus e seus propósitos. Infelizmente sabemos muito pouco ou quase nada a respeito da Bíblia. Precisamos mudar urgentemente essa marca que nos leva a ruína espiritual. E só poderemos mudar esse quadro de negligencia da leitura da Bíblia, da frieza espiritual e da apatia no que diz respeito a conhecer sobre a Bíblia quando entendermos que ela é: inspirada por Deus, proveitosa para ministrar a verdade, e que tem um fim e um propósito, ou seja, capacitar todo o homem de Deus para andar conforme a Jesus.

Português Instrumental

Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando, dessa forma, leitura e produção de textos acadêmicos, visando a desenvolver habilidades de elaboração de textos orais e escritos. Ênfase para técnicas de apresentação e produção de redação oficial. Estrutura da linguagem. Visão geral do português escrito. A qualidade da linguagem escrita e falada. Regras básicas para a correção de texto. Formas de comunicação. Barreiras na comunicação. Percepção e comunicações. Os termos técnicos, neologismos e os formatos lingüísticos.

Introdução à Teologia

A disciplina Introdução à Teologia problematiza o fenômeno religioso, e analisa o caráter histórico do tema da construção do ser humano – dos valores, do sagrado e do discurso teológico – a partir de uma fundamentação baseada nos referencias teóricos da teologia e das ciências da  religião. Busca satisfazer tanto as exigências das Ciências (isto é, da racionalidade humana nas suas múltiplas manifestações: Física, Biologia, Economia, ,Psicologia, etc), as da Fé (vinculo do homem com o Sagrado ou Transcendente) bem como as dimensões das Arte (Poesia, Musica, Pintura, etc).